"O mundo pode acabar no próximo minuto, mas tudo o que me preocupa só diz respeito a mim mesmo. Aprenda uma coisa: todos nós, em certa medida, somos egoístas. Talvez, algum homem que pensou demais já tenha dito isso em algum momento, o que não posso confirmar-vos agora, meus conhecimentos são tão escassos quanto minha fé na humanidade. Estou bêbado outra vez, entupido de remédios, implorando por um dia que não seja um reprise do anterior, mesmo assim, admito com convicção: todos nós somos egoístas. Eu quero que o mundo se foda, a humanidade não me é atraente, tudo o que ela pode me oferecer eu já encontro em mim, e isso é o suficiente para me enlouquecer. Eu não sou mais egoísta do que você só porque olho demais para meu umbigo, aprecio demais minha dor e julgo que meu sofrimento tem mais importância que qualquer outro sofrimento. Eu, você, o homem mais ilibado do mundo… Todos nós somos egoístas. Porque fazer o bem ao próximo, antes de qualquer coisa, é fazer bem a si mesmo. Se buscas fazer alguém feliz é porque acima de qualquer medida, isso te faz feliz também. Mesmo que não tenhamos consciência a todo momento estamos sendo egoístas, sem pudor algum, sem medo de sermos julgados, simplesmente porque o egoísmo que praticamos a maior parte do tempo é um egoísmo que produz bons frutos, e bons frutos são apreciados por seu gosto e não por sua procedência. Não sejamos fariseus! O amor é uma forma de egoísmo, a caridade é uma forma de egoísmo, a amizade é uma forma de egoísmo… Pense bem, o egoísmo não é uma característica tão miserável quanto parece."
— Gabriel Vargas